Roberto Batata

Como podemos esperar sentados alguma homenagem ou menção na imprensa mineira, gostaríamos de prestar uma homenagem ao grande e saudoso Roberto Batata, grande ponta direita dos anos 70 do mais querido das Minas Gerais. Só para lembrar, hoje faz 33 anos que ele foi desfilar seu futebol maravilhoso em outra dimensão.

Roberto Batata vai estar para sempre no coração de todos os cruzeirenses. Vale lembrar a oração dos jogadores em círculo logo após a conquista da Libertadores de 76, foi um dos momentos mais bonitos da história do clube.

Como homenagem um texto bem legal!

ROBERTO BATATA

Roberto Monteiro, o querido e saudoso ponta Roberto Batata, nasceu em 24 de julho de 1949 e faleceu em 13 de maio de 1976 em acidente automobilístico no quilômetro 182 da rodovia Fernão Dias, quando viajava para visitar sua esposa Denize e o filho Leonardo, então com apenas 11 meses. O destino final seria a cidade de Três Corações.

A carreira começou no time amador do Banco Real. A partir daí foi para o Cruzeiro, onde jogou de 1971 a 1976 e marcou 110 gols em 281 partidas de acordo com o Almanaque do Cruzeiro de Henrique Ribeiro. Defendeu também a Seleção Brasileira em seis ocasiões segundo o livro “Seleção Brasileira – 90 anos”, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.

Recebeu o apelido do treinador João Crispim por conta do gosto excessivo por batatas fritas. Era rápido e tinha facilidade para chutar a gol.

Seu último jogo aconteceu em Lima, no Peru, no dia 12 de maio de 1976. Naquela ocasião, marcou um gol na vitória de sua equipe sobre o Alianza por 4 a 0. No dia seguinte, lamentavelmente faleceu.

Seu corpo foi velado na sede do Cruzeiro por milhares de torcedores. A Federação Mineira de Futebol decretou luto oficial de uma semana e suspendeu duas rodadas do campeonato estadual.

Na semana seguinte, no dia 20 de maio, o Cruzeiro voltou a enfrentar novamente o Alianza e uma camisa com o número 7, normalmente utilizada por Batata, foi colocada na pista ao lado do gramado. Momentos antes de a bola rolar, o pistonista da banda da Polícia Militar tocou ‘Silêncio’.

Em campo, os jogadores prestaram uma linda homenagem ao ex-companheiro vencendo o time peruano justamente por 7 a 1.

Meses depois, o Cruzeiro conquistou o título da Libertadores da América de 1976. Ao final da decisão contra o River Plate, os jogadores se ajoelharam no gramado e rezaram por Roberto, que foi campeão mineiro juvenil em 1968 e profissional em 1972/73/74/75 pelo Cruzeiro, além de campeão da Libertadores 76.

Texto de Marcelo Rozenberg postado sem a permissão do mesmo. Se for solicitado, tiramos, mas é tão legal que preferimos arriscar! Parabéns

Anúncios

22 Respostas to “Roberto Batata”

  1. Reginaldo Gonçalves/Pedro Leopoldo MG Says:

    Belissima lembrança e grande homenagem a este heroi do futebol mineiro, principalmente para os cruzeirenze. Lembro daquele dia como se fosse hj. foi muita trizteza para todos, mais veio o titulo para poder dedicar a ele merecidamente. Claro que estes faladores em microfones de radio e tv, e estes da imprensa escrita jamais iriam prestar qualquer homenagem a este verdadeiro craque do nosso futebol, mais também não precisamos deste bando de incompetentes. Valeu Roberto Batata, viva o cruzeirão.

  2. ACS Says:

    MARCOS VC ESTÁ COM INVEJA OU É SIMPLESMENTE UM ATLETICANO INCONFORMADO?

    FALANDO NISSO TENHO UMA SINCA ZERO PARA TE VENDER E DOU UM DESCONTO MAIOR SE VC FOR ATLETICANO.

  3. Walfrido Says:

    Belíssima lembrança. Realmente não se lembrarão, essa mídia mixuruca que temos não lembra de nada de nossa história gloriosa, essa sim gloriosa. Mas que se phoda.

    Aproveito, se me permitirem os guerreiros deste blog, para colocar um link de um texto do Toninho de Almeida, companheiro do Batata na década de 70. Lindo. Emocionante. Tá no Blog do Jorge Santana e merece ser lido e comentado.

    http://cruzeiro.org/blog/?p=3807

    Se não formos nós para divulgar e celebrar nossa história, não será essa imprensinha de merda que agente tem, né?

    Abraços a todos e já tô contando os minutos para amanhã… ehehehehe

  4. Walfrido Says:

    Marcos, vai dormir vai. Quem é Cruzeirense quer o melhor pro Cruzeiro. Quando o departamento de Marketing do Cruzeiro acerta, agente aplaude. Nessa eu estou com o site imprensamineira. Nessa eles comeram bola. Podiam pelo menos postar uma menção no site deles. Qual o problema criticar se a crítica, como essa, é construtiva? Nenhum. É para melhorar. Vc é que só critíca aqui destrutivamente. De duas, uma: ou é franga ou tá muuuito mal informado! Se liga, rapaz!

  5. Elias Says:

    Cocota detected…

  6. Walfrido Says:

    Grande Elias… Fale mais sobre o Roberto Batata aí, meu nobre. Eu não me lembro dele em campo ao vivo, era muito novo. Conte alguns causos aí… abraços.

    Esse blog é o bicho. ehehehehehee

  7. Hugo Pegoraro Serelo Says:

    Parabéns, Marcelo. Ótimo texto. Só quem tem história pode contar.

  8. Hugo Pegoraro Serelo Says:

    Marcos, te HUMILHAR é inevitável. Foi só ver post de Libertadores que já bateu a inveja, né?

    Pode ler o texto, mas não baba não, viu? Libertadores não é pro teu bico, cocota. Só o Cruzeiro tem e só o Cruzeiro disputa. Não adianta dar chilique, fazer beicinho e rodar a baiana. Como diria um amigo do Elias: É FATO!

  9. Hugo Pegoraro Serelo Says:

    Marcos, já votou na tua musa? Aproveita agora, então: http://www.8p.com.br/musadoatleticomg/naldinho2009/perfil

  10. Cachu Says:

    Grande lembrança e grande homenagem !!!!

    Vamos, vamos Cruzeiro !!!!!

  11. Cachu Says:

    China Azul,

    Qdo estas frangas entrarem no blog para fazerem seus comentários idiotas, vamos ignorá-los !!! Afinal de contas, para q discutir assuntos (títulos, vitórias, história, grandes contratações, etc) q eles não entendem… pq, se entendessem um pouquinho, não torceriam (sofreriam) pelo time (?) q torcem (sofrem) !!!!!!

    • imprensamineira Says:

      Para comentários esdrúxulos de frangas, nosso desprezo. Para comentários contrários mas bem articulados, democraticamente nossa consideração e atenção. Toda crítica construtiva é bem vinda e será analisada. Obrigado por sua participação e apoio. Abraços

  12. Guilherme Says:

    Grande jogador!!!!

  13. Bernardo Says:

    “A HISTÓRIA NÃO MENTE, JAMAIS VAI MUDAR!”
    grande guerreiro! deveria e acredito até que vá ser homenageado na toca III hoje

  14. toninho almeida Says:

    Amigo e parceiro Marcelo Rozemberg,

    Fico feliz com a divulgação da minha materia sobre o amigo/irmão Roberto Batata,o grande batatinha…

    Fiquem com Deus e contem sempre comigo.

    Me sinto honrado e feliz por ter vestido a camisa azul celeste que na realidade é um manto sagrado…

    Toninho Almeida
    http://www.futeboltotal.com -colunista-
    agalmeida54@yahoo.com.br

    • imprensamineira Says:

      Grande Toninho, muito nos engrandece sua deferência e visita. Como ídolo eterno da China Azul seja sempre bem vindo. Suas histórias são muito legais. Ficaríamos honrados com outras mais. O site http://www.futeboltotal.com é bem legal e tenho acompanhado. Sempre que precisar de um espaço, sinta-se em casa aqui. Abraços de mais um fã. Imprensa Mineira.org

  15. Geovano Says:

    Parabéns pelo site e pelos tópicos, isso aqui é uma criação marcante! Fico feliz mesmo de saber que não é toda a torcida que se deixa manipular, e com certeza este movimento só crescerá! De fato, a farra acabou!
    Parabéns mesmo pela iniciativa, que colobarorar no que puder!
    Geovano TFC

  16. toninho almeida Says:

    iBom dia amigos !
    Coloquei meu ponto de vista para o amigo Jorge Santana e encaminho pra vocês caso queiram publicar no blog

    “Em jogos como esse de Libertadores, uma boa palestra no vestiario faz a diferenca e depois é com os jogadores dentro de campo.

    O Adilson sabe como motivar o grupo pois foi um bom atleta e eh um treinador determinado.

    O Sao Paulo tem que partir pra cima, e o Cruzeiro deve tirar vantagem disso e fazer a bola rodar o maximo possivel ,viradas de jogo desgastam o adversario e o Cruzeiro sabe como fazer isso.

    Vamos torcer para que tenhamos um meio de campo agressivo e criativo (não precisa de três volantes) com dois meias ,Bernardo e Wagner,pois além de serem destro e canhoto são bons batedores de falta,por sinal encontra-se em extinção no futebol…

    Temos a vantagem do empate e acredito muito na nossa classificacao .

    Se o nosso time celeste entrar amanhã-quinta feira- contra o SP com o empate, com certeza classificará ou seja: uma boa palestra focando que devemos jogar pra ganhar ,mas não esquecer que temos vantagem,todo jogo começa com 0 x 0,portanto é somente o Cruzeiro trabalhar neste sentido–“estamos classificados, é manter nos 90 minutos a nossa classificação.Funciona. e bem.

    Porem, se entrarmos “pelo” empate ai não classificaremos.. já passa para os atletas que precisamos do empate e isto é ruim…

    Simples,digo como ex-atleta e técnico:é saber usar a vantagem contra time grande ,tocar a bola,ser rápido e não apressado,deixe o SP partir ao desespero e aproveitar seus erros.

    Aproveito para agradecer o carinho que recebi com homenagem ao amigo e parceiro Roberto Batata e a coluna do Jorge Santana”não pise no tapete!

    Aos cruzeirenses:

    Evandro Oliveira -Ronaldo -Binho -Elias -Jadir Cardoso -Walfrido -Naldo M -Mauricio Sangue Azul -Renato-SP -Mauro França -Mario Lucio Vaz – enfim a todos os torcedores do nosso time celeste que entran no blog..

    Um abraco, e vamos ao tri(1966-2003 e 2009)

    Toninho Almeida

    agalmeida54@yahoo.com.br

    • imprensamineira Says:

      Uma pena Toninho que só vi seu texto hoje, pois ontem me deslocava para SP para ssistir ao jogo no Morumbi. Agradeço sua ilustre visita e peço desculpas. Mande mais textos excelentes como esse sobre outros temas que vai virar post com certeza. Ídolo aqui tem sempre preferência. Abraço forte de mais um fã!

      • toninho almeida Says:

        Amigos do Cruzeiro,

        Minha simples opinião:

        Falta de ética e de profissionalismo

        Não podem deixar que a imagem do time celeste seja usada em jogos do nosso maior rival como “piada-gozação etc..”

        No jogo do Atlético x São Paulo,ontem no Mineirão usaram a imagem no telão do Veron levantando a taça LIBERTADORES e os gols do Estudiantes…

        Quem são os dirigentes da ADEMG?Se fossem profissionais não permitiram tal situação…Que coisa!

        Jamais deveriam usar imagem do time celeste em jogo do Atlético… São torcedores também?

        Não podem deixar em branco , é caso de exoneraração de imediato toda a cúpula da ADEMG,sejam profissionais pelo menos, respeitar não somente o Cruzeiro ,pois o Cruzeiro jamais faria este tipo de manifestação

        Abraço

        Toninho Almeida
        agalmeida54@yahoo.com.br

  17. joao dias Says:

    etrnamente em todos nossos coraçoes robreto batata saudoso ponta esquerda zeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: