OS DOIS LADOS DA DEMOCRACIA

Como sempre dou uma lida nas paginas de esportes e li a carta, “parece” que de despedida do jornalista da TV Alterosa, que comanda o programa (AE) Alterosa Esportes. Em sua carta no Blog Sem Barreira, o jornalista refere-se com grande descontentamento sobre as manifestações do povo na internet, e-mails e veículos de comunicação, em relação, creio eu, ao programa da TV.

Ora, até onde eu me entendo por gente, não vamos conseguir agradar a todas as camadas das comunidades. Com a sua desistência de continuar com o programa, ele mostra para o povo, descontente e contente, que o produto de comunicação veiculado e consumido pelas massas, não tinha a pluralidade e as premissas que a livre democracia da comunicação se propõe (o quê, quem, quando e onde) e fazer valer as formulas básicas dos inícios, meios e fins.

Ele reclama das ofensas, (cá entre nós, ilegais), gente civilizada, não ofende, oferece projetos e soluções, mas a grande manifestação popular e as rejeições são enormes, com muitos pontos na mídia, isso faz diferença.

A democracia oferece ao povo o poder de se expressar abertamente, com manifestações lícitas, as camadas da sociedade são agraciadas com benefícios e malefícios, esse é o preço pago por usar os dois lados da democracia. Para agradar a Gregos e Troianos, basta conjugarmos os verbos no plural: Nós, Vós e Eles.

Texto publicado no Blog do autor, Robson Tovarish: mundoazul.blogspot.com

Anúncios

23 Respostas to “OS DOIS LADOS DA DEMOCRACIA”

  1. GUTEMBERG Says:

    É…, mas foi só um sonho de verão, pois o infeliz apresentador voltou atras em sua decisão de abandonar o famigerado programa alterosa esporte. Com a maior cara de pau ele continua lá tentando prejudicar o cruzeiro, mas a previsão é que este programa esta agonizando.

  2. Oliveira Ferreira Says:

    Depois que se uniram rádio, jornal e tv, todo programa esportivo deles virou “um lixo”.
    Nunca ví tanta mediocridade, prepotência e lavagem celebral.
    Confundem liberdade de imprensa com libertinagem
    (Libertinagem é o oposto da liberdade, quando se estrapola o direito da liberdade já começa a libertinagem, o bom carater e a dignidade ficam esquecidos e começa-se então a ser uma pessoa desagradável e irritante).
    Há necessidade tanta fofoca e de se criar crises e polêmicas para ganhar audiência? Alguém mais tem compromisso com o que fala?
    Sou jornalista e porque não sou obrigado a revelar minha fonte posso falar o que quiser?

  3. Elias Says:

    Saudades do tempo do grande jornalista NEUBER SOARES. Esse é da área, um cara sensacional, com um humor impar e, mais importante, NUNCA AFINOU prá qualquer dos pateticanos rivais no debate. Quem se f…. foi o programa, pois depois da saída dele nunca mais achou alguém á altura e o programa só definha, estando ultimanente uma porcaria. Bom prá siesta e só…

  4. simone castro Says:

    Eu não entendi nada! O programa não ia acabar? Ai, meu Deus, o lixo vai continuar, ninguém merece! Me senti sendo feita de boba!
    E uma pergunta: porque quando os pateticanos saem do programa, já existe outro pronto para substituí-lo? E quando é um Cruzeirense que sai, tem que se fazer escolha através de vídeos???
    Sinal de que a nossa mídia é realmente entupida de galináceos, ou de que existe uma panelinha de frangos pré-selecionados aguardando sua vez no programa?

  5. Oliveira Ferreira Says:

    Também admiro muito o Neuber desde os tempos em que escrevia a coluna “rápido e rasteiro” no antigo diário da tarde. Já o ví nas cadeiras de setor do mineirão, apesar de não ter conversado com ele, parece que é gente fina.

    • Andre Ponte Preta Says:

      Tive uma oportunidade de bater um papo com o Neuber. É um dos cruzeirenses mais simpáticos e cordiais que eu já conheci. Não só eu como os outros atleticanos e cruzeirenses que tiveram esta oportunidade são unânimes em dizer que é figura merecedora de admiração, sujeito muito educado, muito cordial. Claro que riu da nossa cara até não mais poder, por causa da fase do time (quem não riu, em 2005?), mas em momento algum misturou as coisas. Pessoa de fino trato.

  6. Oliveira Ferreira Says:

    Quanto ao alterosa esporte, olha o que escreví neste Blog no dia 23/5/09. Não estava prevendo nada, simplesmente acho as coisas na imprensa mineira funcionam dessa forma.

    23/05/2009 às 17:41 | Responder
    O BAUXITA PARECE SER UM CARA LEGAL, MAS, COMO O PROGRAMA É DIRECIONADO, ELE SABE QUE SE DEFENDER O CRUZEIRO COMO O NEUBER, O IVAN, E O SERGINHO DEFENDIA SERÁ DEMITIDO.

    • Bernardo Says:

      Falou tudo…
      E por onde anda o Neuber? Ele sim poderia assumir o depto. de imprensa do Cruzeiro.

  7. simone castro Says:

    A nossa imprensa é realmente muito fraquinha…
    Na falta de criatividade, a Bandeirantes,através do programa Minas Esporte, da Dimara e do Flávio Carvalho, dedicaram o programa a nada mais nada menos, que o ex-goleiro reserva do Cruzeiro, Lauro! E isso, um dia depois de toda aquele problema com o Kléber!
    Ou seja, criando polêmicas, e aceitando as mentiras deslavadas do Lauro. Meu Deus, com todo respeito, mas quem é Lauro para nós, mineiros, e principalmente, cruzeirenses?
    Achei bem fora de propósito. Parecia que era “para encher linguiça”.

    • imprensamineira Says:

      Imagina se a imprensa gaúcha iria fazer um programa como esse lá… Imprensa patética, onde Dimaras e Flávios Carvalhos são ícones de sua imensa incompetência. Ridículo!

      • Robson Tovarish Says:

        Trincheira de letras

        O Jornalismo Esportivo é uma especialização que lida com alto grau de risco de parcialidade, pois tanto jornalistas quanto leitores têm preferências por determinados times ou atletas. Por isso, o profissional da área deve tomar cuidado com a paixão ou repúdio que seu texto pode facilmente provocar no público.

        É o que não acontece com o senhor AE, devido ao alto índice de criticas que recebeu em seu blog “Sem Barreira”, com 95% de rejeição, o senhor AE se escondeu na sua trincheira de letras, de lá dispara a esmo suas emoções parciais. Se escondeu atrás dos seus comentários, excluindo dos leitores o poder democrático de opinar sobre assuntos de seu interesse.

        O futebol é usado pelo cidadão como uma válvula de escape para os problemas do dia-a-dia… o chefe, o trabalho que detesta a corrupção e a impunidade, a violência crescente, a escola das crianças, as contas a pagar… e é ali que ele se encontra de novo, volta a se sentir importante, parte da sociedade.

        E cabe ao jornalista esportivo, imparcial ser esta ponte, entre o real e o sonho. É licito o editor moderar os comentários, mas o que parece somente comentários com criticas “construtivas” pode ser lidos, ou os comentários que ele quer ler ou ouvir.

        O jornalista criou uma barreira no seu blog “Sem Barreira”, deliberadamente o seu ideal está em decadência e quem sabe um dia ele faça uma analise dos contextos e formatos dos seus veículos de comunicação, reformulando suas idéias e ações e deixe que o povo possa ultrapassar esta trincheira de letras, “Sem Barreira”.

      • imprensamineira Says:

        Já virou post e tomou a dianteira no sensacional embate com o André… ehehehehe

      • Andre Ponte Preta Says:

        Hehe…
        Se eu participo de um embate que leva o adjetivo de sensacional, já fico honrado. Agora, vou ao post pra ver o que faço, hehe.
        Abraços a todos os bons amigos daqui. Tenho participado pouco porque a marcação do meu CPD anda muito forte, mas vamos levando!

      • simone castro Says:

        Para você ver como estamos mal…
        A imprensa gaúcha deve ter mais dignidade que a daqui!

      • imprensamineira Says:

        Mas vc há de convir que nem é muito difícil para qualquer imprensinha, por mais mequetrefe que seja, ter mais dignidade que essa pusilânime imprensa mineira. Não é vantagem nenhuma isso… eheheheee… Abraço enorme para vc Simone, pensei em vc ontem no Morumbi. Vc ia adorar, foi mágico!

  8. Oliveira Ferreira Says:

    Nas minhas críticas a imprensa, nunca falei sobre o programa minas esporte da bandeirantes por acha-lo rídiculo demais para ser citado. Aliás com relação ao esporte este canal não acrescenta nada a Minas Gerais.

    • imprensamineira Says:

      Tenho a mesma opinião, mas como esse site pretende discutir a imprensa mineira e o citado, oficialmente, se enquadra nesse caso, sou obrigado a comentar. Mas bem que eu preferia nem citar um caso ridículo desse, porém emblemático.

  9. ROBERT ALAGOAS MACEIÓ Says:

    sempre pensei que estes veiculos de comunicação seriam cruzeirenses, eu como um atleticano que a 3 anos mudei de BH, sempre acompanho itatiaia, uai, super esportes e ae assisto com frequencia. percebi q o nivel caiu bastante do ae, tá fraco mesmo, mas o bom que pelo menos nisso a gente manda em minas, já que no futebol é público e notório que o atleticano não tem muitos motivos pra sorrir, mas existe uma paixão que é superior a esses 30 anos que o clube passa sem titulos expressivos, dirigentes despreparados e incompentes, muito mais torcedor do que dirigente, que é uma paixão diferente pois é aquela de sempre pensar positivo e nunca se tem algo de resultado, mas sempre positivo, o cruzeiro é um grande clube, muito respeitado nacionalmente ao contrario do galo, mas voces não tem paixão e sim simpatia, e tem um certo complexo de inferioridade com relação a tal paixão da torcida do galo, e falta muita humildade aos cruzeirenses…. continuem com o manifesto contra os associados Mg, por que não vão se criar em outro estado? vem pra alagoas, o futebol daqui é fraco e dá pra aparecer como o cruzeiro precisa, reconheçam que Minas Gerais tem dono, espero que publiquem meu comentário e pratiquem a tal democracia que tanto cobram e as brincadeiras são apenas para apimentar a Rivalidade, sempre sadia e respeitosa, mas quem manda é o GALO!!!!!!!

    • Robson Tovarish Says:

      “Dilema Antagônico atleticano”

      Como diz a ciência que estuda os conceitos dos seres humanos, esse senhor ai de Alagoas, enriquece o processo evolutivo da antropologia atleticana. Com pensamentos fosseis, que é de notória tradição, pois desde 71 não ganham nada. A “massa” proliferada por antagônicos pensadores, dirigentes, torcedores e imprensa, com seus cérebros completamente invadidos por restos fisiológicos tentam a qualquer custo penetrar na mídia.

      Meu caro Robert, esse é seu nome ou é nome de “guerra”, a luta da torcida CRUZEIRENSE é contra este tipo de mídia que você carrega aí no seu acervo de emoções, fantasias e hieróglifos de projetos de títulos. Concordo com você, que deve realmente ser insuportável ver o CRUZEIRO conquistar títulos, ser mencionado nos Rankings Nacional e Mundial, disputar e conquistar copas Libertadoras, copas do Brasil, Supercampeonatos sul-americanos, é de rasgar o orifício final do intestino grosso de raiva.

      Mas você deve ser um devoto desta “tribo” de coadjuvantes de muita fé. Reze meu camarada, peça aos ventos que seu “manto” desafia, faça penitencias, implore, baixe o santo e importe da Bahia orixás, para que seu clube consiga pelos menos 10% das conquistas que o CRUZEIRO ESPORTE CLUBE tem na sua galeria de TROFEUS.

      Para finalizar, queria fazer uma homenagem pela sua coragem de sair de Belo Horizonte indo para Alagoas, onde com certeza deve estar torcendo pelo CSA, clube que não ganha nada, assim você não se esquece do seu galo, sem títulos, sem estrutura, sem dinheiro, mas com uma fé danada de chegar perto do meu, do nosso Cruzeiro.

    • imprensamineira Says:

      Jamais questione a democracia deste espaço. Seu texto foi editado tirando as ofensas mas foi publicado pois prezamos o debate, mesmo de temas abstratos que são os únicos que vcs gostam. Coisa concreta tipo títulos, história, estrutura, elenco, dívida não são do interesse de vcs. Portanto, enquanto vc se ater ao tema do blog ou do post, pode ficar falando besteira ao vento desde que sem ofender ninguém, ok?

  10. Anônimo Says:

    a dinara e cruzeirenze o dada e um palhaço

  11. Anônimo Says:

    o toledo e um projeto de gala mal sucedido dever der bicha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: