A vitoria do derrotado – para quem ainda quiser falar da Libertadores 2009

“Errei mais de nove mil arremessos na minha carreira. Perdi mais de 300 jogos. Em 26 ocasiões, acreditaram que eu ganharia o jogo no arremesso decisivo e errei. Fracassei, fracassei muito na minha vida. E é por isso que eu sou um vencedor.”
Sabem de quem é essa frase? Ninguém menos do que Michael Jordan, considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos. Hoje, cada vez mais, as derrotas vão fazer parte da rotina de todos, seja no esporte ou no jogo real da vida.

Um time campeão sabe disso. Ele não gosta de perder, mas tem sangue-frio suficiente para não entrar em desespero nos momentos mais difíceis. Ao contrário, tem sabedoria para aprender com os erros e, principalmente, não jogar as responsabilidades sobre outras pessoas ou qualquer motivo que sirva de justificativa para seu fracasso temporário. O verdadeiro campeão sabe ser tão grande nas derrotas quanto nas vitórias. Não abaixa a cabeça com os erros e entende que eles fazem parte do jogo.

Tudo isso é importante para que se faça uma reflexão: chega de fazer drama quando se perde uma partida, um negócio, um cliente ou um bem material! Não estou dizendo para comemorarmos derrotas, mas para sermos mais compreensivos com elas, aprender com as dificuldades e torná-las fontes de motivação para novas vitórias e conquistas, está escrito na nossa história e os louros expostos no nosso “arsenal” de trofeus.

No currículo de um vencedor, com certeza encontraremos algumas derrotas, assim como algumas vitórias também farão parte da vida de um fracassado. O triste da vida não é ter problemas ou derrotas. O triste da vida é ser medíocre. É não errar pelo simples fato de nunca ter tentado, nunca ter ousado. Todos nós estamos em constante disputa. E aqui vale a sábia lição expressa na frase síntese do ideal olímpico: “O importante é competir”. Somente serão vencedores os que souberem competir, ou seja, os que tiverem capacidade de extrair lições de suas derrotas, pois sabem que elas serão temporárias. Os que se abatem com as derrotas nunca terão condições psicológicas e emocionais para dar a volta por cima.

Nunca confunda derrotas com fracasso, nem vitórias com sucesso. Na vida de um campeão vão acontecer derrotas da mesma forma que na carreira de um perdedor vão ter algumas vitórias. A diferença é que o campeão é humilde nas derrotas e tem a coragem de enfrentá-las. O pior na vida não é perder, mas sim não ter a coragem de ousar! Talvez nesse momento da sua vida, você esteja curtindo a dor de uma derrota. Lembre-se de aprender as lições dessa dificuldade para mobilizar a sua força interior e renascer das cinzas para novos vôos e vitórias e isso companheiros o nosso Cruzeiro tem de sobra

Texto de Roberto Shinyashiki – adaptação: Robson Tovarish

Anúncios

13 Respostas to “A vitoria do derrotado – para quem ainda quiser falar da Libertadores 2009”

  1. Gabriel Antonoff Says:

    Muito bom o texto. Espero que em 2010 estejamos novamente na final!

  2. Daniel Fudoli Says:

    É brincadeira esse superesportes, passional ao extremo !! Olha a manchete que colocaram: “DE MÃOS DADAS COM A MASSA” (http://www.superesportes.com.br/ed_esportes/002/template_esportes_002_130010.shtml)

    ISSO TEM QUE ACABAR !!!!!

  3. SIMONE CASTRO Says:

    O verdadeiro derrotado, para mim, é aquele que, sem mérito nenhum, toma vitórias alheias como suas, a exemplo de…Vocês sabem quem!
    Somos o segundo melhor time da América, e o melhor time brasileiro na Libertadores, então, motivos melhores que esses para sorrir novamente, não há!

  4. wander prado Says:

    OS ARGENTINOS TIROU DO POVO MINEIRO O DIREITO DE DIZER QUE MINAS E TRICAMPEAO DA LIBERTADORES MAS A ALEGRIA E O ORGULHO DE SER CRUZEIRENSE NUNCA NADA E NEM NINGUEM VAI NOS TIRAR ESTA TORCIDA MOVE O TIME .

  5. Paulo Santa Rita Says:

    A manifestação atleticana sobre a final da libertadores só aumenta a certeza de quem é realmente o mais importante time de minas. A comemoração dos desesperados por um titulo importante é o contraste do medo que eles tinham de mais uma conquista do Cruzeiro, o que distanciaria ainda mais a comparação entre os dois times, que para muitos já não existe mais.
    A imprensa mineira consegue ser diferente de todas as outras do país. Nunca foi tão ‘festejada’ na mídia a derrota de um representante brasileiro, isso aqui em Minas porque o resto do Brasil reconheceu e reconhece a força do Cruzeiro na competição, pela tradição e principalmente pelas conquistas na libertadores.
    A comemoração do nosso rival não me preocupa, logo logo estaremos frente a frente de novo. O que me deixa envergonhado é essa imprensa que insiste em trabalhar com esse circo e a mentira que ainda alimenta a esperança dos que ainda tem que remar muito para chegar aos níveis de grandes clubes do país.
    Um abraço a todos do Blog e força torcida Cruzeirense, somos acostumados a vitorias e títulos eu sei, e não vai ser uma derrota que vai nos abalar.

    • imprensamineira Says:

      Vale a reflexão. É verdade que parte da torcida cruzeirense anda incomodada com o comportamento das franguinhas. Eu estaria também se o comportamento fosse outro. Já pensou se elas estivessem preocupados com si próprias, buscando alternativas de repetir a trajetória vitoriosa do Cruzeiro, ou, pior, desbravando novos caminhos? Se assim fosse, é provável que em pouco tempo ganharíamos mais um adversário, ou ganharíamos de volta um antigo adversário de tempos passados.

      Mas como esse não é o caso, e não tende a ser nos próximos 100 anos, informo que relevo o comportamento pequeno delas. O que vi e vejo a grande maioria de frangas fazerem, desde sempre, é regar a semente do fracasso, o que, convenhamos, não é problema nosso. Eu não quero salvar o futebol de BH e Minas, basta-me o Cruzeiro.

      Só tem uma coisa que me incomoda. Essa mendicância de ídolos e títulos alheios, esse comportamento parasita deveria ficar restrito aos adultos. As poucas crianças atleticanas que ainda coexistem por aí deveriam ser poupadas. Influi no caráter delas essa pobreza de espírito.

  6. simone castro Says:

    O triste é a imprensa mineira avalizar isso tudo. Uma vergonha, em se tratando de orgãos que deveriam ser imparciais, corretos,objetivos e verdadeiros.
    Dos torcedores do cam, eu não esperava outra coisa….
    Mostraram ao Brasil e ao MUNDO, como somos invejados por eles!

  7. Patrick Says:

    Me senti feliz quando encontrei este site, pois minha capacidade de expressar minha revolta e falha, nao tenho esse dom da palavra e da escrita como muitos Cruzeirenses aqui demonstram com tanta armonia.

    Fiquei feliz quando encontrei este lugar onde ha vozes falando o que eu sinto, tirando aquela trava da garganta.

    Eu sabia que havia algo muito errado na imprensa mineira, mas nao sabia do absurdo da mistura descarada com o conselho do Clube da ave ratita.

    Vida longa a este lugar!…, e o tri da libertadores so foi adiado tenho certeza disso.

    So nos resta o boicote contra esse grupo de galinhas na midia china azul, somente o boicote!, nao comprem os produtos anuciados por eles!!

  8. Patrick Says:

    @Carlos

    Realmente estamos morrendo de inveja de um clube de 101 anos nas costas e so conquistou um único título mesmo assim a 4 décadas atrás. Ate o America eu já vi ganhar um titulo e o Galo não.

    Simpatizantes que já botaram mais de 137 mil no Mineirão, a quinta maior torcida do Brasil e a maior do estado com 5,7 milhões contra 2,4 do segundo colocado que alguns dizem que nem e o Galo e sim o Flamengo.

    Enquanto vocês com 101 anos ganharam apenas um Brasileiro nos com 87 anos já somos tetra da copa do Brasil, Bi da Libertadores, e Bi do Brasileirão.

    Os “Simpatizantes” aqui botaram 64 mil pagantes esse ano no Mineirão(mesmo com ingressos a 80 reais), já vocês nem pagando 5 reais que sempre pagam não botaram mais de 50 mil.

    E o Galo ta voando baixo mesmo afinal ave ratita tem vôos curtos, 😀

    Acorda Alice, haushaushaus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: